Pz.Kpfw 35(t) Skoda LTvz35

Fórum destinado a mostrar os trabalhos da tua bancada.

Moderadores: Ricardo Martins, Damiães

Mensagempor João Carlos Teixeira » 01 nov 2014, 18:37

Boas tardes.
Comecei este kit há uma semana, mas só agora vem para aqui.
Escolhi-o porque tem bom aspecto em caixa, é cinza e é uma máquina checa.
Tenho aqui alguns tanques menos "mainstream" bastante interessantes, feitos por marcas de leste, CMK, Mirage hobby, MpM, com tudo de bom e de mau que isso traz.
Por outro lado queria experimentar técnicas para "animar" o cinza (e reduzir nos desgastes pois o meu tanque anterior, o Marder III foi pródigo nisso).

Imagem

Em caixa o aspecto é bom, não muitas peças e detalhe aparentemente adequado.

Imagem Imagem

Imagem

A construção apresenta-se bastante simples (embora com algum excesso de "breakdown") e a qualidade é boa para um kit short run.
O plástico é um pouco problemático, mole (sem o ser em demasia) e com alguma "resistência" á colagem.
A praga mesmo má deste kit é que tem marcas de ejecção por todo o lado.

Imagem Imagem

Há muito muito trabalho para se chegar até á parte "gostosa", mas creio que vale a pena.

Imagem

Um conselho de amigo para quem pensar comprar o tanque: arranjem-lhe umas lagartas extras...
Estas (não tenho foto) são injectadas (tipo link and length) e têm uma marca na face visível em todas as peças individuais e peça sim peça não nas partes mais compridas...
Vai-me obrigar a perder muito tempo a limpar e depois inevitavelmente, terei que sujar bastante com lamas.
Uma questão apenas: modelkasten ou Friul custam duas ou três vezes o preço do kit...

Pinturas...

Imagem

Imagem

A tinta base é German Grey da Vallejo aplicada sobre um "fuminho" de Neutral grey da Tamiya usada como primário e depois um pouco de wash "Earth Effects".
Já agora, uma palavra sobre o primário, eu tenho tido maus resultados com o primário de poliuretano da Vallejo.
Em primeiro lugar suja bastante o aerógrafo e seca muito rapidamente no copo.
Depois reage muito mal á lixa, pois tem tendência a criar um capa tipo "borracha" sobre o kit, que se desagrega quando se lixa, deixando "crateras" sem primário que depois de recobertas ficam visíveis. Para já fica na prateleira.

Imagem

Imagem

A restante "animação" será fornecida pelo uso de pigmentos. Estes que uso são pasteis secos raspados e não são tão fáceis de usar.
Uma palavra extra sobre as fotos.
Não sei se é da máquina (Samsung WB600) da luz ou do fotógrafo, mas não consigo obter uma foto que consiga traduzir a riqueza tonal, a textura e o contraste que a pintura tem mas que a fotografia não tem.
...Bons conselhos apreciados...

Imagem

E com esta foto do lado inverso me despeço. Mais desenvolvimentos se seguirão e, espero eu, melhor fotografados...

Imagem

Grande Abraço.
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Registado: 18 nov 2010, 16:12

Mensagempor João Carlos Teixeira » 19 mar 2019, 23:01

Ora boas noites novamente.

Continuando... onde íamos... ah.
No momento em que peguei neste incompleto projecto cheio de pó de 4 anos e lhe dei um valente banho:

Imagem

Felizmente não faltava nenhuma roda. Depois de coladas no sítio devido e acrescentando alguns outros pormenores fui-me divertindo a aplicar dry-brushes aqui e ali...

Imagem

Á medida que se vai construindo o corpo da máquina melhor ideia se tem do aspecto final.
Confesso que no início do projecto tinha as minha dúvidas quanto ao fit e encaixe das peças, mas até que não tem sido nada mau...

Imagem

O sistema de lagartas é link-and-length ou seja, pedaços injectados com o tamanho correto para as partes planas e elos individuais para as partes curvas.
Supostamente terão que ser colados entre si com algum cuidado e moldados ao rodado enquanto a cola ainda está fresca.
Eu não acho este sistema mau, pois é menos aborrecido que montar a totalidadedas lagartas elo a elo e, quando bem feito, mais realista e detalhado que as lagartas de vinil.
Além de que são melhores de pintar.

Imagem

Para amenizar a montagem enquanto as lagartas vão secando (tem que se fazer secções não muito extensas, de cada vez) fui avançando noutros pormenores a ser colocados no exterior do veículo.

Imagem

Assim que cada lagarta está completa uniformizo a pintura.

Imagem

O fit não é perfeito e se seguisse as instruções á letra ficaria curto. Normalmente há sempre elos extra e ainda bem que é assim.
Mas o resultado final não é completamente mau...Ficam a colar aos rodados.

Imagem

Passando a fase das lagartas a coisa corre sempre rápido.
Há 4 anos comecei a pintar com Model Color, mas agora graças a uma dádiva generosa de alguns amigos que trocaram as Model Air por outras marcas, tenho algumas centenas de tubinhos destes...
Pelo que se encontra sempre um tom adequado ao modelo.
É verdade o que dizem: quem tem amigos não mora na cadeia...

Imagem

Imagem

Esta peça vem moldada a direito e, supostamente com o auxilio de uma fonte de calor, enrola-se para ficar na traseira do veículo.
Não sei se por ter uma chama demasiado alta, ou porque o plástico não é dos melhores, ou até (provavelmente a causa mais certa...) por nabice do modelista a coisa não corre inteiramente bem...

Imagem

Altura para "get creative"...

Imagem

E pronto... not too shabby... com o barulho das luzes engole-se a pastilha..

Imagem

Bom, vamos lá fechar esta montagem. Falta pouco agora.
Nas instruções de montagem há lá umas sugestões para detalhar um pouco mais o tanque.
Com arame é suposto fazer os cabos dos faróis e da buzina, com sprue esticado uma antena e um varão comprido (??? suponho que é uma vara de limpeza do canhão...), etc.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois disto os pormenores foram pintados e o tanque preparado para os decalques.
Acontece que são muito finos e logo o primeiro deu problemas...

Imagem

Removi-o de imediato antes que colasse mesmo. Com bastante água a coisa acabou por se compor.

Imagem

Felizmente os restantes aplicaram-se sem problemas.

Imagem

Imagem

Mas havia que resolver o problema do decalque inicial. Tive que usar umas máscaras e pintar. Como era branco percebi que seria um problema, mas a coisa resolveu-se.
De facto só tenho que elogiar as novas tintas Real Color da AK. Têm um nível de concentração de pigmento e qualidade geral que tornam o serviço das pinturas extremamente fácil.

Imagem

E pronto.
Ao longo da montagem fui aplicando washes e dry-brushes, mas com os retoques e re-retoques e decalques e tudo o mais, no fim tem que se dar uma refrescada geral nos efeitos aplicados.
E pronto vos deixo agora com quatro imagens finais da montagem e pintura deste tanque.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E depois só resta mostrar para onde foi repousar:
Para um diorama do Pedro Couto, onde a base e a carroça já tinham sido de minha autoria mas a viatura que tinha teve problemas e não se enquadrava tão bem como este 35(t)

Imagem Imagem

E pronto. Mais uma alma penada saiu da bancada e foi prestar serviço no estrangeiro...
Espero que tenham gostado. Voltarei em breve com uma nova montagem.

Boas noites.
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
Imagem
João Carlos Teixeira

Registado: 18 nov 2010, 16:12

Mensagempor PedroFernandes » 19 mar 2019, 23:55

Excelente trabalho!! E esse kit parece ser um petisco!!!

:D
BOTA LIKE!!!
Imagem
PedroFernandes

Registado: 14 jan 2008, 22:31

Mensagempor Ricardo Martins » 20 mar 2019, 00:01

Nem precisa de base.

Está mesmo um espanto!! :ohh: :ohh:
Ricardo Martins

Registado: 14 mai 2010, 23:29

Voltar para Bancada de Modelismo

• Quem está ligado: