Pz.Kpfw 35(t) Skoda LTvz35

Fórum destinado a mostrar os trabalhos da tua bancada.

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Mensagempor João Carlos Teixeira » 01 nov 2014, 18:37

Boas tardes.
Comecei este kit há uma semana, mas só agora vem para aqui.
Escolhi-o porque tem bom aspecto em caixa, é cinza e é uma máquina checa.
Tenho aqui alguns tanques menos "mainstream" bastante interessantes, feitos por marcas de leste, CMK, Mirage hobby, MpM, com tudo de bom e de mau que isso traz.
Por outro lado queria experimentar técnicas para "animar" o cinza (e reduzir nos desgastes pois o meu tanque anterior, o Marder III foi pródigo nisso).

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Em caixa o aspecto é bom, não muitas peças e detalhe aparentemente adequado.

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A construção apresenta-se bastante simples (embora com algum excesso de "breakdown") e a qualidade é boa para um kit short run.
O plástico é um pouco problemático, mole (sem o ser em demasia) e com alguma "resistência" á colagem.
A praga mesmo má deste kit é que tem marcas de ejecção por todo o lado.

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Há muito muito trabalho para se chegar até á parte "gostosa", mas creio que vale a pena.

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Um conselho de amigo para quem pensar comprar o tanque: arranjem-lhe umas lagartas extras...
Estas (não tenho foto) são injectadas (tipo link and length) e têm uma marca na face visível em todas as peças individuais e peça sim peça não nas partes mais compridas...
Vai-me obrigar a perder muito tempo a limpar e depois inevitavelmente, terei que sujar bastante com lamas.
Uma questão apenas: modelkasten ou Friul custam duas ou três vezes o preço do kit...

Pinturas...

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A tinta base é German Grey da Vallejo aplicada sobre um "fuminho" de Neutral grey da Tamiya usada como primário e depois um pouco de wash "Earth Effects".
Já agora, uma palavra sobre o primário, eu tenho tido maus resultados com o primário de poliuretano da Vallejo.
Em primeiro lugar suja bastante o aerógrafo e seca muito rapidamente no copo.
Depois reage muito mal á lixa, pois tem tendência a criar um capa tipo "borracha" sobre o kit, que se desagrega quando se lixa, deixando "crateras" sem primário que depois de recobertas ficam visíveis. Para já fica na prateleira.

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A restante "animação" será fornecida pelo uso de pigmentos. Estes que uso são pasteis secos raspados e não são tão fáceis de usar.
Uma palavra extra sobre as fotos.
Não sei se é da máquina (Samsung WB600) da luz ou do fotógrafo, mas não consigo obter uma foto que consiga traduzir a riqueza tonal, a textura e o contraste que a pintura tem mas que a fotografia não tem.
...Bons conselhos apreciados...

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E com esta foto do lado inverso me despeço. Mais desenvolvimentos se seguirão e, espero eu, melhor fotografados...

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Grande Abraço.
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
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João Carlos Teixeira

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Mensagempor João Carlos Teixeira » 19 mar 2019, 23:01

Ora boas noites novamente.

Continuando... onde íamos... ah.
No momento em que peguei neste incompleto projecto cheio de pó de 4 anos e lhe dei um valente banho:

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Felizmente não faltava nenhuma roda. Depois de coladas no sítio devido e acrescentando alguns outros pormenores fui-me divertindo a aplicar dry-brushes aqui e ali...

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Á medida que se vai construindo o corpo da máquina melhor ideia se tem do aspecto final.
Confesso que no início do projecto tinha as minha dúvidas quanto ao fit e encaixe das peças, mas até que não tem sido nada mau...

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O sistema de lagartas é link-and-length ou seja, pedaços injectados com o tamanho correto para as partes planas e elos individuais para as partes curvas.
Supostamente terão que ser colados entre si com algum cuidado e moldados ao rodado enquanto a cola ainda está fresca.
Eu não acho este sistema mau, pois é menos aborrecido que montar a totalidadedas lagartas elo a elo e, quando bem feito, mais realista e detalhado que as lagartas de vinil.
Além de que são melhores de pintar.

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Para amenizar a montagem enquanto as lagartas vão secando (tem que se fazer secções não muito extensas, de cada vez) fui avançando noutros pormenores a ser colocados no exterior do veículo.

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Assim que cada lagarta está completa uniformizo a pintura.

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O fit não é perfeito e se seguisse as instruções á letra ficaria curto. Normalmente há sempre elos extra e ainda bem que é assim.
Mas o resultado final não é completamente mau...Ficam a colar aos rodados.

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Passando a fase das lagartas a coisa corre sempre rápido.
Há 4 anos comecei a pintar com Model Color, mas agora graças a uma dádiva generosa de alguns amigos que trocaram as Model Air por outras marcas, tenho algumas centenas de tubinhos destes...
Pelo que se encontra sempre um tom adequado ao modelo.
É verdade o que dizem: quem tem amigos não mora na cadeia...

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Esta peça vem moldada a direito e, supostamente com o auxilio de uma fonte de calor, enrola-se para ficar na traseira do veículo.
Não sei se por ter uma chama demasiado alta, ou porque o plástico não é dos melhores, ou até (provavelmente a causa mais certa...) por nabice do modelista a coisa não corre inteiramente bem...

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Altura para "get creative"...

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E pronto... not too shabby... com o barulho das luzes engole-se a pastilha..

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Bom, vamos lá fechar esta montagem. Falta pouco agora.
Nas instruções de montagem há lá umas sugestões para detalhar um pouco mais o tanque.
Com arame é suposto fazer os cabos dos faróis e da buzina, com sprue esticado uma antena e um varão comprido (??? suponho que é uma vara de limpeza do canhão...), etc.

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Depois disto os pormenores foram pintados e o tanque preparado para os decalques.
Acontece que são muito finos e logo o primeiro deu problemas...

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Removi-o de imediato antes que colasse mesmo. Com bastante água a coisa acabou por se compor.

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Felizmente os restantes aplicaram-se sem problemas.

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Mas havia que resolver o problema do decalque inicial. Tive que usar umas máscaras e pintar. Como era branco percebi que seria um problema, mas a coisa resolveu-se.
De facto só tenho que elogiar as novas tintas Real Color da AK. Têm um nível de concentração de pigmento e qualidade geral que tornam o serviço das pinturas extremamente fácil.

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E pronto.
Ao longo da montagem fui aplicando washes e dry-brushes, mas com os retoques e re-retoques e decalques e tudo o mais, no fim tem que se dar uma refrescada geral nos efeitos aplicados.
E pronto vos deixo agora com quatro imagens finais da montagem e pintura deste tanque.

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E depois só resta mostrar para onde foi repousar:
Para um diorama do Pedro Couto, onde a base e a carroça já tinham sido de minha autoria mas a viatura que tinha teve problemas e não se enquadrava tão bem como este 35(t)

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E pronto. Mais uma alma penada saiu da bancada e foi prestar serviço no estrangeiro...
Espero que tenham gostado. Voltarei em breve com uma nova montagem.

Boas noites.
We CAM in Peace
Bem hajam! João Carlos
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Mensagempor PedroFernandes » 19 mar 2019, 23:55

Excelente trabalho!! E esse kit parece ser um petisco!!!

:D
BOTA LIKE!!!
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Mensagempor Ricardo Martins » 20 mar 2019, 00:01

Nem precisa de base.

Está mesmo um espanto!! :ohh: :ohh:
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