Comecei este kit há uma semana, mas só agora vem para aqui.
Escolhi-o porque tem bom aspecto em caixa, é cinza e é uma máquina checa.
Tenho aqui alguns tanques menos "mainstream" bastante interessantes, feitos por marcas de leste, CMK, Mirage hobby, MpM, com tudo de bom e de mau que isso traz.
Por outro lado queria experimentar técnicas para "animar" o cinza (e reduzir nos desgastes pois o meu tanque anterior, o Marder III foi pródigo nisso).
Em caixa o aspecto é bom, não muitas peças e detalhe aparentemente adequado.
A construção apresenta-se bastante simples (embora com algum excesso de "breakdown") e a qualidade é boa para um kit short run.
O plástico é um pouco problemático, mole (sem o ser em demasia) e com alguma "resistência" á colagem.
A praga mesmo má deste kit é que tem marcas de ejecção por todo o lado.
Há muito muito trabalho para se chegar até á parte "gostosa", mas creio que vale a pena.
Um conselho de amigo para quem pensar comprar o tanque: arranjem-lhe umas lagartas extras...
Estas (não tenho foto) são injectadas (tipo link and length) e têm uma marca na face visível em todas as peças individuais e peça sim peça não nas partes mais compridas...
Vai-me obrigar a perder muito tempo a limpar e depois inevitavelmente, terei que sujar bastante com lamas.
Uma questão apenas: modelkasten ou Friul custam duas ou três vezes o preço do kit...
Pinturas...
A tinta base é German Grey da Vallejo aplicada sobre um "fuminho" de Neutral grey da Tamiya usada como primário e depois um pouco de wash "Earth Effects".
Já agora, uma palavra sobre o primário, eu tenho tido maus resultados com o primário de poliuretano da Vallejo.
Em primeiro lugar suja bastante o aerógrafo e seca muito rapidamente no copo.
Depois reage muito mal á lixa, pois tem tendência a criar um capa tipo "borracha" sobre o kit, que se desagrega quando se lixa, deixando "crateras" sem primário que depois de recobertas ficam visíveis. Para já fica na prateleira.
A restante "animação" será fornecida pelo uso de pigmentos. Estes que uso são pasteis secos raspados e não são tão fáceis de usar.
Uma palavra extra sobre as fotos.
Não sei se é da máquina (Samsung WB600) da luz ou do fotógrafo, mas não consigo obter uma foto que consiga traduzir a riqueza tonal, a textura e o contraste que a pintura tem mas que a fotografia não tem.
...Bons conselhos apreciados...
E com esta foto do lado inverso me despeço. Mais desenvolvimentos se seguirão e, espero eu, melhor fotografados...
Grande Abraço.