[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4752: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4754: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4755: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4756: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3887)
Fórum - Associação de Modelismo do Montijo • Ver Tópico - Polikarpov I-16 type 17 - Eduard 1:48

Polikarpov I-16 type 17 - Eduard 1:48

Moderador: PedroFernandes

Mensagempor Rui Costa » 14 dez 2012, 00:53

Boas,

Para que se perceba porque razão eu nunca acabo nenhum kit, fica aqui a explicação em imagens.

O I-16 é uma febre muito antiga e um dos meus "kits amaldiçoados". Já tive vários e nunca consegui acabar nenhum - alguns por razões bastante tristes.
Seja como for, o Pedro Fernandes meteu-me a febre outra vez e por isso aqui vou eu outra vez.



Modificações básicas - O Motor:

A parte da frente que cobre o motor tem o plástico muito espesso, principalmente tendo em conta que por trás vai receber uma peça em foto gravura - há que desbastar!



Tentativa de mostrar a diferença entre espessuras e já com as metralhadoras e entrada de ar furadas - ficam mesmo muito esquisitas se não o fizermos.
A peça de comparação é de outra versão que embora venha na caixa, não é utilizada no 17.



Depois de ter estudado as SIGs, com os exemplos dos meus estimados colegas e munido de uma catrefada de livros (obrigado Pedro), lancei mão ao detalhar do motor propriamente dito. Os push-rods iam dando comigo em doido - cortar 18 a partir de agulhas hipodérmicas e colar tudo no sítio. Por alguma razão a foto do antes é tirada de manhã e a do depois é ao serão. Os cabos das velas também já lá estão.




Modificações básicas - O Cockpit:

A única modificação feita até agora, é uma que pode ser polémica por haver poucas fontes disponíveis, mas até encontrei uma linda foto recente e já vi outros modelistas fazerem isto.
Consiste na abertura de duas janelas circulares que providenciavam luz natural aos mostradores e comandos, uma vez que ficam bastante recuados relativamente à abertura de entrada.




Amanhã conto, literalmente, entrar dentro do aparelho e começar a modificar tudo - a começar pela abertura da porta de acesso, que parece tudo menos a porta original.

E é com estas e outras que nunca chego ao fim :|
Imagem
Rui Costa

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 99
Registado: 08 ago 2005, 22:32
Localização: Lisboa

Mensagempor jose pedro » 14 dez 2012, 02:43

Até agora, vai muito bem encaminhado!
jose pedro

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 447
Registado: 19 ago 2010, 12:18
Localização: Terceira Açores

Mensagempor edalves » 14 dez 2012, 10:11

Vá lá Rui, não te deixes afectar pelas broas e bolo rei e vamos lá a levar o teu I-16 de fio a pavio. "So far so good", mas atenção que o bom é inimigo do óptimo e quanto mais detalhe mais lenha para a fogueira dos inacabados! :D
SIGa pa bingo!

Imagem
edalves

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 833
Registado: 02 set 2008, 18:16
Localização: Montijo

Mensagempor PedroFernandes » 14 dez 2012, 11:49

Boas Rui !!!

Está ai um trabalhinho 5 estrelas !!! De fazer babar!! :mfixe: Adorei todos os pormenores adicionais e sei bem o que custa fazer esses push-rods e cabos as velas !!
Sobre o cowling e a "iluminação natural" do painel de instrumentos... ganda fruta.... adorei!!!
Amigo Rui agora é mais do mesmo.... pra frente é que é :D hihiihihih!!! Cuidado agora é com umas manetezinhas do painel de instrumentos em Photograbado .... é que cá em casa o monstro da carpet já me comeu umas quantas.... eheheheh!!!
Só de ver estas fotos já tou cheio de pica pra voltar a pegar no falcão Stalin !!! :D


O Sig Polikarpov ainda mexe ... YUUUUPPPIIIIIII :woohoo: :woohoo: :woohoo: :woohoo:
Imagem
PedroFernandes

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1818
Registado: 14 jan 2008, 22:31
Localização: Aveiro

Mensagempor Rui Costa » 03 jan 2013, 23:20

Boas,
Conforme indicado anteriormente, comigo os kits andam mais para trás do que para a frente, por isso cá vão os últimos (poucos) updates.

Ainda no cowling, com toda a zona rebaixada, é necessário aparar um bocado à fotogravura para que a mesma não seja visível pela abertura da entrada de ar, que entretanto tinha sido aberta.
Os pedacinhos de massa seguram duas agulhas hipodérmicas, que fazem as vezes de metralhadoras. Pormenor curioso, nunca vi fazer isto, mas aqueles buracões não são as metralhadoras, são apenas as aberturas no cowling por onde elas disparam. Depois de pesquisar um pouco, não cheguei a uma conclusão a que profundidade as colocar, por isso decidi usar o bom senso - ver foto da direita



Na fuselagem, tudo corre mal. Após dry fit descobri que existe um problema no kit da Eduard, o qual faz com que o chão do cockpit, depois de montado, fique mais alto do que alguns dos instrumentos laterais. Na foto vê-se esse problema.



Para complicar ainda mais, após abrir a porta do cockpit , a grossura dos moldes faz com que o avião pareça ter mais blindagem que um Tiger.
Toca a tirar um decalque para referência, apagar os detalhes internos e raspar.
A última imagem mostra a comparação entre um lado já "afinado" e o outro "por afinar".



Valha-me São Jericó!
Imagem
Rui Costa

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 99
Registado: 08 ago 2005, 22:32
Localização: Lisboa

Mensagempor António Couto » 09 jan 2013, 00:09

GRD RC :D

Só agora vi o teu Rata :loco:

Tens aí um trabalhito e peras mans :wall:

Keep it up :mfixe:


GRD AB :plane:
ImagemImagem


Always,... Baby!
António Couto

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1379
Registado: 06 out 2009, 22:17

Mensagempor Rui Costa » 10 jan 2013, 00:57

Boas,

Últimos (poucos) avanços:

A famosas janelinhas do cockpit tinham de ser tapadas. Primeiro pensei em usar o saca bocados para cortar uns círculos, mas isso ía dar umas folgas valentes e ficar frágil e/ou manchado. Entretanto vi na net uma técnica que não conhecia e decidi experimentar. Depois de reduzir um bocado de sprue transparente ao diâmetro correcto, cortam-se umas fatias e enfiam-se nos buracos, deixando em excesso. A seguir é só lixar com números cada mais altos de lixa até ficar à superfície e transparente. Não é muito trabalhoso e resulta que é uma maravilha. Eu não conhecia, mas recomendo. :mfixe:
Pode-se ver também nas fotos o trabalho de redução da espessura da fuselagem.



Descobrir as respectivas secções do avião é que é pior. Tive de recorrer a um medidor de perfis e comparar com os planos originais, para com ajuda do Adobe Illustrator conseguir fazer algo que se aproximasse. Não está perfeito, mas enfim - depois de 6 ou 7 tentativas, lá houve uma que me agradou. (faltam mais duas, que ainda não fiz). :oops:



Seguidamente, há que criar a parte da fuselagem que não existe no kit original, mas que se vai ver, agora que eu tirei o chão original do cockpit. A fuselagem tinha secção oval e isso tem de ser representado. Não há necessidade de fazer a todo o comprimento, pois logo a seguir ao cockpit ficava uma parede e depois o depósito de combustível.
Um pedaço de plasticard bem seguro à volta de uma embalagem de metal com o diâmetro correcto, mergulhado em água a ferver durante uns segundos e Pimba - temos plástico redondinho, pronto para usar. As fotos ajudam (espero) a compreender a minha ideia. :roll:



Entretanto para descansar desta tarefa, pus-me a trabalhar nos canos de escape. Com a ajuda de brocas progressivamente mais finas, alarguei os furos e correspondentemente diminuí a espessura dos mesmos - ainda só fiz 4, porque apercebi-me que era mais cansativo que o cockpit. :wall:
Foto mostra o antes e o depois.



De volta ao dito cujo, comecei a trabalhar nos pedais. A verdade é que só perceber como é que funcionavam demorou dois dias. No final é 95% scratch (as fivelas dos pés aproveitam-se) e contei 15 peças só para esse bloco. A manete de comando tem uns fiozinhos, um botão lateral e dois infernais gatilhos. Digo infernais porque perdi a conta às tentativas para os fazer e o chão do meu escritório está cheio de pedacinhos de metal cortados e dobrados que cada vez que tentava agarrar com a pinça, saltavam e nunca mais os via.
No final fiz um teste para ver como ficava com o que foi construído até agora. Não consegui encontrar fontes para a protecção de cabedal que envolve a base da manete, mas muitos modelista a representam e faz sentido para um avião que tem a carlinga aberta. A minha tentativa para a representar está uma bosta e vou provavelmente repeti-la. :manu:



Valha-me São Jericó
Editado pela última vez por Rui Costa em 10 jan 2013, 15:37, num total de 1 vez.
Imagem
Rui Costa

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 99
Registado: 08 ago 2005, 22:32
Localização: Lisboa

Mensagempor PedroFernandes » 10 jan 2013, 14:52

Imagem
PedroFernandes

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1818
Registado: 14 jan 2008, 22:31
Localização: Aveiro

Mensagempor Rui Costa » 10 jan 2013, 15:28

Boas,

Pedro, o monstro da carpete nunca esteve tão bem alimentado :wall: Já encomendei novas pinças de precisão a ver se ajuda.

O medidor de perfis é uma peça praticamente desconhecida em Portugal. De todas as pessoas com quem falei, só uma conhecia e tinha um. No entanto, na Amazon.co.uk são baratos e se fizeres compras superiores a 25£ em determinados produtos e este é um deles, consegues portes grátis. fica o link:

http://www.amazon.co.uk/Silverline-5985 ... =8-1-spell

Ainda vou refazer a manete. Não estou mesmo satisfeito com a forma como saiu.

A propósito: nada do que estou a fazer é invenção minha. A grande maioria é cópia do que um Sr. chamado Aleksandar Šekularac que fez um, esse sim espectacular, em 1/32.
http://vvs.hobbyvista.com/Modeling/Poli ... /index.php
http://vvs.hobbyvista.com/Modeling/Poli ... /index.php

Queria colocar alguns links e/ou imagens para futura referência de interessados, mas não sei se ponha aqui ou na documentação da SIG :?:
Imagem
Rui Costa

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 99
Registado: 08 ago 2005, 22:32
Localização: Lisboa

Mensagempor Nuno Albuquerque » 22 fev 2013, 00:07

Rui, que trabalho mais impressionante, quem havia de dizer que este Rata ia levar este detalhe, fonix !
AMM Nr. 2 - VIM

Nuno Albuquerque

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2386
Registado: 30 mai 2005, 22:40
Localização: Montijo


Voltar para SIG Polikarpov


  • Quem está ligado:
  • Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron